Depoimentos Amir e Bernardo

Como o inglês me ajudou na minha carreira e na minha vida?

 Saber me comunicar em inglês e espanhol foi fundamental na minha vida profissional/acadêmica e pessoal. Na minha vida pessoal, o inglês permitiu que fizesse amizade com diversos intercambistas que estiveram no Brasil tanto em Santos Dumont como em outros lugares. Além disso, a língua inglesa e espanhola foi determinante para que eu pudesse realizar meus intercâmbios (Peru e Canadá), e nas minhas viagens essencial para comunicar sempre que necessário com turistas de todas as partes do mundo, criando diversas amizades e histórias. Posso ainda mencionar o pen-friend que me ajudou a aprender inglês e ao mesmo tempo conversar com pessoas interessantes e descobrir novos países e culturas.

Na minha vida profissional e acadêmica, o inglês faz parte da minha rotina. Desde a minha graduação em economia diversos professores adotavam textos em inglês para suas aulas. Ao me tornar pesquisador assistente, minha interação com artigos acadêmicos e pesquisas realizadas em todo o mundo que eram publicadas primordialmente em inglês aumentou consideravelmente, e dominar o inglês foi extremamente importante. Da mesma forma, esse domínio permitiu que eu pudesse conhecer alguns países como Colômbia, por exemplo, ao ir apresentar trabalhos desenvolvidos em nossas pesquisas em congressos internacionais.

Num segundo momento, no mestrado, todos os livros-texto que utilizamos eram em inglês. Quem não sabia ler precisava traduzir em tradutores online ou pedir resumos que eram feitos em português, ou seja, nem todos puderam aproveitar ao máximo os estudos. Posteriormente, em meus trabalhos como pesquisador o inglês/espanhol foi fundamental ao ter que buscar informações de diversos países e ter acesso às ultimas pesquisas sobre os temas abordados que foram feitas em todo o mundo. Este ano vou para os EUA onde irei cursar meu Doutorado em Economia. Essa é a maior de todas as oportunidades que saber a língua inglesa me proporcionou.

Amir

Comecei a estudar bem cedo no Excel, por volta dos nove anos. O inglês foi fundamental nas etapas seguintes: no vestibular, no concurso público e na vida de expatriado. No entanto, o ganho foi muito além do acadêmico-profissional. O aprendizado de língua estrangeira abriu portas para outras cultura, criou novas possibilidades de interação e experiências pessoais e ampliou minha visão de mundo. Agradeço a toda a equipe do Excel pela dedicação dos professores, pela excelência de ensino e pelo carinho de sempre!

Bernardo